A sociedade actual coloca, diariamente, novos desafios às Escolas. O fraco envolvimento parental na vida escolar dos nossos alunos tornou-se causa de muitos problemas surgidos no seio escolar, pelo que a Escola necessita de desenvolver novas estratégias promotoras dessa aproximação. Foi em resposta a este problema que no dia 2 de Maio de 2007 se realizou, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre – Câmara de Lobos, uma acção de (in)formação sobre “A relação entre a Escola e a Família”. Dinamizada pelos coordenadores do Projecto “Aprender e Ensinar em Equipa” em que se juntou pais / encarregados de educação e professores num espaço de debate e troca de ideias.
Os oradores convidados, as professoras Zulay Freitas e Fátima Félix e os professores Fernando Silva e Maurício Castro, colocaram a tónica na premente necessidade de os pais participarem mais nas actividades proporcionadas pela Escola e não somente quando há situações problemáticas com os seus filhos. Segundo estes, os problemas da Escola não são apenas dos professores mas sim dos pais, alunos, professores e todos os agentes que intervêm neste universo educativo.
A professora Zulay Freitas chegou mesmo a comparar os professores de hoje aos generais de outros tempos, tais são as batalhas que diariamente temos de travar. A maior delas será a de impor regras, normas e incutir valores na nossa juventude.
O professor Fernando Silva, na sequência do que já tinha sido dito, reiterou a necessidade de haver uma participação mais activa dos pais / encarregados de educação, pelas diferentes vias que existem ao dispor da Escola e dos pais.
A professora Fátima Félix salientou a presença de dezassete mães e nenhum pai, o que causou alguma agitação na sala. Socialmente esta tarefa ainda é responsabilidade das mães, o que deveria mudar, uma vez que a educação dos filhos diz respeito a ambos os pais. Em jeito de remate deixou um alerta – “A Escola não substituiu a família”. Família e escola são pontos de apoio e sustentação dos jovens; são marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do sujeito. Segundo esta docente “os pais quando controlam os filhos, estes sentem-se mais amparados”.
O professor Maurício Castro deixou um desafio aos pais e encarregados de educação. Todos deveriam, pelo menos uma vez, vir à Escola e orientar / participar numa actividade, seja na cantina ou no espaço de convívio dos alunos. Seria talvez o melhor e maior contributo dos pais à Escola e principalmente aos seus filhos.
A acção de formação terminou com um convívio no bar dos alunos entre todos os intervenientes.
Acreditamos que são estes espaços de discussão e partilha de ideias que fazem uma escola plural, adaptada à realidade envolvente num mundo em constante mudança.
Os Coordenadores do PAEE
Ricardo Silva e Marcos Leitão
Escola da Torre – Câmara de Lobos
Os oradores convidados, as professoras Zulay Freitas e Fátima Félix e os professores Fernando Silva e Maurício Castro, colocaram a tónica na premente necessidade de os pais participarem mais nas actividades proporcionadas pela Escola e não somente quando há situações problemáticas com os seus filhos. Segundo estes, os problemas da Escola não são apenas dos professores mas sim dos pais, alunos, professores e todos os agentes que intervêm neste universo educativo.
A professora Zulay Freitas chegou mesmo a comparar os professores de hoje aos generais de outros tempos, tais são as batalhas que diariamente temos de travar. A maior delas será a de impor regras, normas e incutir valores na nossa juventude.
O professor Fernando Silva, na sequência do que já tinha sido dito, reiterou a necessidade de haver uma participação mais activa dos pais / encarregados de educação, pelas diferentes vias que existem ao dispor da Escola e dos pais.
A professora Fátima Félix salientou a presença de dezassete mães e nenhum pai, o que causou alguma agitação na sala. Socialmente esta tarefa ainda é responsabilidade das mães, o que deveria mudar, uma vez que a educação dos filhos diz respeito a ambos os pais. Em jeito de remate deixou um alerta – “A Escola não substituiu a família”. Família e escola são pontos de apoio e sustentação dos jovens; são marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do sujeito. Segundo esta docente “os pais quando controlam os filhos, estes sentem-se mais amparados”.
O professor Maurício Castro deixou um desafio aos pais e encarregados de educação. Todos deveriam, pelo menos uma vez, vir à Escola e orientar / participar numa actividade, seja na cantina ou no espaço de convívio dos alunos. Seria talvez o melhor e maior contributo dos pais à Escola e principalmente aos seus filhos.
A acção de formação terminou com um convívio no bar dos alunos entre todos os intervenientes.
Acreditamos que são estes espaços de discussão e partilha de ideias que fazem uma escola plural, adaptada à realidade envolvente num mundo em constante mudança.
Os Coordenadores do PAEE
Ricardo Silva e Marcos Leitão
Escola da Torre – Câmara de Lobos



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