terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Projecto Equal





No século XXI a discriminação existe. E existe das mais variadas formas: discriminação de género, étnica, religiosa, social, cultural, …
Embora no nosso país as leis o proíbam, a discriminação é frequente e a distinção de género não é excepção. Ela é visível nas formas mais simples (na linguagem, por exemplo) às mais complexas (como é o caso do acesso a determinados cargos políticos e profissionais).
Neste contexto, a aplicação do Projecto Equal – Agir para a Igualdade faz todo o sentido. Tudo começa com a Educação, e a Escola desempenha um papel determinante na alteração de mentalidades e padrões socioculturais.
Estando a nossa Escola inserida num meio piscatório, onde os papéis de género estão socialmente bem definidos, foi nosso propósito provocar momentos de reflexão e de debate, envolvendo toda a comunidade educativa.
Assim, como actividades mais relevantes destacamos: uma acção de sensibilização destinada às/aos docentes; um momento de ponderação com as/os alunas/os do Ensino Recorrente Nocturno (adultos/as); comemoração de alguns dias significativos (como o Dia da Não Violência); sessões de esclarecimento a várias turmas dos 2.º e 3.º ciclos sobre o Dia Internacional da Mulher (tendo sido elaborado um panfleto educativo para o efeito; posteriormente ilustrado pelas/os alunas/os e sujeito a concurso); realização de duas peças de teatro (Pepa, a Toureira e A Revolta das Meias) que foram apresentadas à comunidade; visionamento de vários filmes alusivos à questão de género e à condição da Mulher no mundo; elaboração de um placard permanente. Para a realização destas actividades estiveram envolvidas as disciplinas de Área de Projecto (3º ciclo), Educação Moral e Religiosa Católica (2º ciclo), Formação Cívica (2º e 3º ciclos), História (3º ciclo) e História e Geografia de Portugal (2º ciclo). Destacamos aqui o papel desempenhado pela Psicóloga da Escola nas actividades de Orientação Escolar e Profissional, onde foram desmontados estereótipos relacionados com o mundo profissional.
Tendo sido o Projecto Equal – Agir para a Igualdade bem aceite por toda a comunidade escolar, a sua aplicação mantém-se no presente ano lectivo. As actividades iniciadas no ano lectivo anterior serão continuadas e propomos algumas “novidades”. Dado o carácter transversal da temática, esta será ampliada, no 3º ciclo, a outras disciplinas: Educação para a Sexualidade e Afectos, Geografia e Língua Portuguesa. A formação / sensibilização será alargada às/aos funcionárias/os da Escola.
Pensamos que desta forma podemos contribuir, de modo consistente, para uma sociedade mais justa e harmoniosa.
A Equipa do Projecto

Sem comentários: