Dia 1 de Junho comemorou-se o Dia Mundial da Criança. Este dia existe para que todas as pessoas pensem nas Crianças que continuam a sofrer de fome, discriminações, doenças e maus-tratos sociais e familiares.
No fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945, muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise. As condições de vida eram precárias e as Crianças desses países sofriam e viviam atrocidades que nenhuma Criança deve sofrer. As Crianças viviam sem comida, sem habitação, sem instrução e, muitas delas, sem pais.
Em 1946, a ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar mudar esta situação. Deu-se então o surgimento da UNICEF que é conhecida mundialmente pelo que faz pelas Crianças! Mesmo assim, era difícil trabalhar para as Crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos destas. Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às Crianças de todo o Planeta.
Este dia foi comemorado, pela primeira vez, logo a 1 de Junho desse ano!
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às Crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, o direito a:
- Afecto, amor e compreensão;
- Alimentação adequada;
- Cuidados médicos;
- Educação gratuita;
- Protecção contra todas as formas de exploração;
- Crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Mas apenas em 1959 é que estes direitos foram passados para o papel. A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a “Declaração dos Direitos da Criança”.
O Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das Crianças, porém nem sempre são cumpridos. Em 1989, quando a Declaração dos Direitos da Criança, fez 30 anos, a ONU aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!).
Esta declaração é tão importante que, em 1990, se tornou LEI INTERNACIONAL!
É obrigação de todos fazerem com que as Crianças tenham sempre um sorriso. Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Actualmente existem, em vários países, muitas Crianças (principalmente meninas) a quem é proibido o acesso à educação. São, igualmente, vítimas de guerra, de fome, de doenças facilmente tratáveis e de explorações de vária ordem (sexual, trabalho infantil, escravatura, …).
Só alguém advertido pode ajudar a combater esta situação. Para estares mais informado consulta o sítio da UNICEF (http://www.unicef.pt/).
Equipa do Projecto EQUAL
Sem comentários:
Enviar um comentário