quinta-feira, 12 de novembro de 2009

DIA INTERNACIONAL PARA A TOLERÂNCIA - 16 de Novembro

Tolerância, do latim tolerare (sustentar, suportar), é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física. Do ponto de vista da sociedade, a tolerância define a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar, noutra pessoa ou grupo social, uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna, é também a atitude pessoal e comunitária face a valores diferentes daqueles adoptados pelo grupo de pertença original.


Segundo Kofi Annan, ex-Secretário Geral da ONU, “ (…) indivíduos e comunidades inteiras são atacados e alvo de violência, simplesmente devido à sua origem étnica, religião, nacionalidade ou outra. Essas ameaças, que vão desde o genocídio em grande escala até humilhações provocadas pela intolerância diária, deveriam ser um motivo de preocupação para todos. Cada um de nós deve esforçar-se por defender os princípios da tolerância, do pluralismo, do respeito mútuo e da coexistência pacífica. Devemos estar dispostos a corrigir estereótipos e preconceitos e a defender as vítimas de discriminação.”[1]
De modo a ser reafirmada a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e valor da pessoa humana, além de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, deveria ser incentivada a prática da tolerância e a convivência pacífica entre os povos vizinhos.
Neste contexto, surgiu o Dia Internacional para a Tolerância. Este dia foi instituído pela ONU como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em 1995, tendo 185 Estados como signatários. A Declaração da ONU resultou do esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.
A criação deste dia remete, ainda, para a Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma:
1- Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18);
2- Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19);
3- A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26).


A Equipa do Projecto EQUAL

[1] Kofi Annan, Mensagem por ocasião do Dia da Tolerância, 16 de Novembro de 2006.

Sem comentários: